Além dos canos, os tubos também são outro material hidráulico que não pode faltar e são peças cilíndricas ocas por dentro. Você pode encontrar tubos feitos de cobre, aço galvanizado, cerâmica e até ferro fundido.
Tubos marrons são utilizados para fazer o abastecimento e distribuição de água fria até as torneiras e chuveiros.
Tubos brancos são fáceis de desmontar e são indicados para pontos que precisam de manutenção frequente. Ainda existem alguns modelos específicos para esgoto e água pluvial que têm diâmetros maiores, mas não suportam grande pressão. Tubos de cobre ou latão contam com excelente eficiência térmica e durabilidade e, por isso, são excelentes para a instalação de água quente.
Quando se pensa em tubos, é quase impossível não lembrar dos registros hidráulicos que são equipamentos responsáveis por abrir, fechar ou controlar o fluxo de água. Existem dois tipos de registros: o registro de pressão, que controla o fluxo da água apenas em um determinado ponto, e o registro de gaveta ou de esfera, que é aquele que fica na parede e você mexe de vez em quando em caso de vazamentos, por exemplo.
Para o encaixe perfeito do registro, não deixe de garantir um acabamento para registro. Antes de comprar o seu, verifique a quantidade de estrias que a peça instalada na parede possui.
Se você enfrenta problemas de pressão e volume de água, talvez deva comprar pressurizadores de água. Esse equipamento é uma espécie de bomba que trabalha para possibilitar uma maior vazão nos pontos de consumo, como torneiras e chuveiros. Existem vários tipos de pressurizadores, mas os mais comuns são aqueles que são ativados quando tem queda de pressão na tubulação e que desliga quando a força é reestabelecida.
Visando garantir o correto escoamento da água e evitar inconvenientes, aposte em ralos e grelhas. Eles podem ficar localizados nas bacias das pias e dentro do box do banheiro, por exemplo. O ralo sanfonado é indicado para cozinhas e banheiros e o ralo seco para áreas externas. Já as grelhas protegem a entrada do ralo ou do bueiro, além de valetas. São fabricadas em alumínio, PVC ou inox.
O sistema hidráulico do seu banheiro também vai precisar de caixas de descarga, que são equipamentos que permitem regular a quantidade de água a ser utilizada para fazer a limpeza do vaso sanitário após o uso. A caixa de descarga acoplada fica em cima da louça. O sistema é acionado a partir de botões, cordinhas ou alavancas.
Já a caixa de descarga embutida é mais moderna, higiênica e segura. Para a sua instalação usa-se o mesmo ramal do chuveiro, do registro e da torneira. Ela é silenciosa e possui fácil manutenção.
Ainda em relação ao escoamento da água, outra peça fundamental é o sifão. Ele escoa água e resíduos para a caixa de gordura, evitando que gases e odores do esgoto retornem para a tubulação. O sifão pode ser simples ou duplo e geralmente recebe acabamento em PVC ou metal cromado.
Além do sifão, a válvula também é outro material hidráulico obrigatório em qualquer residência ou estabelecimento comercial.
Ela também é conhecida como ralo de pia e é responsável pelo escoamento da água que as cubas da cozinha recebem quando lavamos alimentos e louças em geral. Estão disponíveis em versões de metal ou plástico.
Se você é daqueles que não mão de uma água sempre quentinha, aposte em aquecedores de água. Existem vários tipos de aquecedores disponíveis no mercado e eles se diferenciam em relação ao consumo, capacidade e dimensão. Aquecedores de passagem são pequenos e aquecem imediatamente a água que passa pela alimentação. Já aquecedores por acumulação se assemelham a um grande cilindro e fazem a água chegar mais rapidamente ao seu ponto de uso.
Para garantir a completa instalação do sistema hidráulico da sua casa, também não deixe de ter em mãos acessórios como fita veda rosca, canoplas, espudes, bocais de enchimento, difusores e buchas.