Se você quer deixar a parede do jeitinho que sempre sonhou com menos demãos, as tintas acrílicas são opções ideais. Elas são solúveis em água e possuem outra característica super especial: a secagem rápida. Você pode comprar tinta acrílica se quiser pintar áreas externas ou áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros.
E tintas laváveis? Elas também são solúveis em água e possuem fácil aplicação e alta impermeabilidade. Podem ser utilizadas na cobertura de quartos, cozinhas e ambientes com animais. A super lavável possui ação anti manchas que remove facilmente resíduos de café, chocolate, batom e mostarda, por exemplo. A tinta esmalte, por sua vez, é indicada para a cobertura de ferros e madeiras, formando uma película protetora depois que seca. Se você quer pintar portões e janelas, a tinta esmalte é ideal, mas é bom ficar atento porque ela pode criar bolhas que se desprendem da superfície caso não faça a devida reparação.
Ainda existem as tintas epóxis, que são duráveis e resistentes como nenhuma outra. Elas são tão aderentes que dá para usá-las em azulejos e metais. Porém, essas tintas são mais indicadas para galpões, postos de gasolina, estacionamentos e em grandes projetos, como indústrias (base solvente).
Existe também a versão à base de água que pode ser usada dentro de casa. A sua aplicação exige equipes especializadas porque precisa ser diluída em solventes sintéticos. A epóxi também tem maior resistência à abrasão e produtos químicos, podendo ficar em contato direto com a água.
Além de definir o tipo de tinta, também é importante entender os tipos de acabamentos disponíveis e suas características.
O acabamento fosco é indicado para minimizar imperfeições em paredes porque não possui brilho, no entanto, tintas foscas geralmente são mais difíceis de limpar.
O acabamento semibrilho é mais resistente e fácil de limpar, mas cuidado: ele é sensível às imperfeições da superfície. Por fim, o acabamento acetinado possui boa resistência e acabamento mais sofisticado e sua limpeza pode ser feita apenas com um paninho úmido.
Depois de definir o tipo de tinta e o acabamento, chegou a hora de escolher os acessórios para realizar a pintura da parede. Por isso, você também pode precisar de itens como bandejas, fitas, lixas, fitas, pincéis, rolos, corantes, adesivos e colas. Mãos à obra?